Projetos Prontos para Apiários e Entrepostos de Mel

Apiário, Casa de Mel, Entreposto de Mel, Cera de Abelhas, Hidromel, Cachaça de Mel.

 

 

Apicultura, Criação de Abelhas e Industrialização de Mel

Como Montar Apicultura, Criação de Abelhas e Industrialização de Mel - Como Montar uma Empresa - Estudos de Viabilidade - Projetos e Plantas

 

 

 

 

Plan Nimis

Como Montar Apiários e Entrepostos de Mel

Como Montar Entreposto de Mel e Apiários

A planta baixa do Entreposto de Mel é o primeiro documento necessário para começar um negócio, já que vai apontar quais são os equipamentos para entreposto de mel que serão necessários para se iniciar a produção; além da lista de equipamentos, o layout do apiário indica quais são os setores necessários para o bom funcionamento das atividades e também os tamanhos e dimensões necessárias para se trabalhar com determinada quantidade de mel por dia, para que a estrutura não seja nem grande nem pequena demais. O fluxograma do entreposto de mel permite que não haja contra fluxo no processo produtivo, otimizando a fabricação. Basicamente existem dois tipos de unidades de extração de mel, o entreposto de mel e a casa do mel, dependendo de onde vai ser proveniente a matéria prima.

Recepção do mel

A recepção do mel pode ser em melgueiras (favos) ou pode chegar em baldes de mel, bombonas ou tambores de mel, esse fator tem que ser considerado na estrutura do entreposto ou casa do mel.

Nomenclatura

Conforme o Ministério da Agricultura a nomenclatura correta para o entreposto de mel é Entreposto de Mel e Cera de Abelhas, esses estabelecimentos podem receber o mel de vários produtores diferentes.

Equipamentos

Os equipamentos apícolas não são muito numerosos, entretanto devem ter acabamento sanitário (inox), dentre esses equipamentos um dos mais importantes é a centrífuga de mel. A centrífuga extratora de mel acondiciona os quadros ninho ou as melgueiras que serão centrifugadas para extração do mel.

 

Contatos:

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato.