Justiça na cadeia de abastecimento alimentar: a Comissão congratula-se com o apoio dos Estados-Membros a uma maior transparência dos preços

UNIÃO EUROPEIA - Justiça na cadeia de abastecimento alimentar

 

Comissão adotará agora as medidas para introduzir uma maior transparência

Após o intercâmbio de hoje com os Estados-Membros, a Comissão adotará agora as medidas para introduzir uma maior transparência através da melhoria dos relatórios de preços ao longo da cadeia de abastecimento alimentar.

Após proibir práticas comerciais desleais e melhorar as condições da cooperação entre produtores, a Comissão apresentou em maio o terceiro elemento para melhorar a equidade na cadeia de suprimento de alimentos: intensificar a coleta de preços de produtos agro-alimentares em diferentes estágios da cadeia de suprimentos como os preços são determinados.

Maior transparência permitirá que diferentes atores façam escolhas mais informadas e melhorem o entendimento da formação de preços e o desenvolvimento de tendências ao longo da cadeia alimentar. Ele também pode suportar melhores decisões de negócios, incluindo um melhor gerenciamento de riscos e melhorar a confiança.

 

Como Montar Fábrica para Processamento de Vegetais (Hortaliças - alface, acelga, couve, repolho, cenoura, beterraba, pepino, feijão-vagem, couve-flor e brócolis) com capacidade para 1.000 kg por dia.

 

Phil Hogan disse: “Aumentar a transparência do mercado é fornecer mais informações, sobre mais produtos, com mais frequência

Aumentar a transparência do mercado é fornecer mais informações, sobre mais produtos, com mais frequência. Ao fazer isso, daremos maior equilíbrio à cadeia e garantiremos tomadas de decisão mais eficientes. Aumentar a transparência também tem a ver com justiça: estamos permitindo acesso igual às informações de preços, o que trará maior clareza sobre o funcionamento da cadeia de suprimentos de alimentos. Complementadas pela diretiva recentemente adotada que proíbe práticas comerciais desleais, bem como pelas melhorias de 2017 na legislação das organizações de produtores, essas regras fortalecerão o papel dos agricultores na cadeia de suprimento de alimentos, um objetivo fundamental para a Comissão

 

Desde o início de seu mandato em 2014, a atual Comissão trabalha em uma cadeia de suprimento alimentar mais justa.


As recomendações apresentadas em novembro de 2016 cobriram três aspectos regulatórios: práticas comerciais desleais, organizações de produtores e transparência do mercado. Em 2017, a Comissão lançou uma avaliação de impacto inicial e uma consulta pública centrada nestes três elementos.

Uma pesquisa de opinião da UE publicada em fevereiro de 2018 também mostrou que a grande maioria dos entrevistados (88%) considera importante o fortalecimento do papel dos agricultores na cadeia de suprimento de alimentos. Anteriormente, 96% dos entrevistados na consulta pública de 2017 sobre a modernização da PAC concordaram com a proposta de que melhorar a posição dos agricultores na cadeia de valor deve ser um objetivo da Política Agrícola Comum da UE.

 

Como Montar Fábrica para Processamento de Vegetais (Hortaliças - alface, acelga, couve, repolho, cenoura, beterraba, pepino, feijão-vagem, couve-flor e brócolis) com capacidade para 1.000 kg por dia.

 

 

Contatos:

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato.