Projetos Prontos para Fábricas de Laticínios

Projetos para Fábricas de Laticínios para produção de Queijos Frescais (Mussarela, Minas Frescal, Ricota), Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), Queijos Defumados (Provolone, Ricota Defumada), Queijo Parmesão, Queijo Emental, Queijo Gruyere, Queijos com Mofo Azul (Roquefort, Gorgonzola), Queijos com Mofo Branco (Camembert, Brie), Doce de Leite, Iogurte, Bebida Láctea, Manteiga, Leite B, Leite C, Creme de Leite, Requeijão.

 

 

Laticínios Artesanais (Queijos, Iogurte, Manteiga, Leite) até 5.000 litros de Leite por dia

Como Montar Laticínios Artesanais (Queijos, Iogurte, Manteiga, Leite) até 5.000 litros de Leite por dia - Como Montar uma Empresa - Estudos de Viabilidade - Projetos e Plantas

 

Laticínios Industriais (Queijos, Iogurte, Manteiga, Leite) acima de 10.000 litros de Leite por dia

Como Montar Laticínios Industriais (Queijos, Iogurte, Manteiga, Leite) acima de 10.000 litros de Leite por dia - Como Montar uma Empresa - Estudos de Viabilidade - Projetos e Plantas

 

Laticínios Médios (Queijos, Iogurte, Manteiga, Leite) entre 5.000 e 10.000 litros de Leite por dia

Como Montar Laticínios Médios (Queijos, Iogurte, Manteiga, Leite) entre 5.000 e 10.000 litros de Leite por dia - Como Montar uma Empresa - Estudos de Viabilidade - Projetos e Plantas

 

 

 

 

Plan Nimis

Como Montar Fábricas de Laticínios

Como Montar uma Fábrica de Laticínios

A matéria prima para qualquer fábrica de laticínios é o leite. Esse alimento é bastante nutritivo contendo elementos indispensáveis à vida de todos os mamíferos nos primeiros tempos de vida, pois contem substâncias que fornecem anticorpos, cálcio, selênio, vitaminas, energia, dentre outras, fundamentais para o bom desenvolvimento do corpo. As principais fontes de leite para o ser humano são: vacas, búfalas, cabras e ovelhas, isso ocorre desde o início dos tempos e se mantêm até hoje. A vaca certamente é o animal mais importante na produção de leite para consumo humano, encontra-se em todos os continentes, dependendo da raça, como a Holandesa e a Jersey, podem produzir leite até 02 anos após a cria, o desmame do bezerro geralmente ocorre com 02 meses, por isso há que se manter a estimulação à produção de leite por meio da ordenha mecânica ou até manual, assim a hipófise continua a liberar ocitocina e a vaca continua a produzir leite.
Embora a vaca seja o animal mais expressivo para a produção leiteira, caprinos, ovinos e bubalinos também têm grande importância na produção ao redor do mundo. Nas regiões mais pobres, a principal fonte de leite vem de cabras e ovelhas. Os nutrientes presentes no leite variam conforme as diferentes raças, alimentação do animal e alguns outros, mas, em média o leite de vaca é constituído por aproximadamente 85% de água e 15% de sólidos.
As vacas destinadas à ordenha, hoje em dia são muito mais produtivas que outrora, pois vêm sendo preparadas geneticamente com melhorias nas condições das raças, essa produção moderna chega a ser até 6 vezes maior que antes, há 30 anos produziam cerca de 4 litros de leite para cada bezerro, hoje chegam a produzir mais de 14 litros por bezerro.
Além de melhoria genética, esse aumento ocorre devido ao bom manejo e gestão do rebanho, excelência na alimentação e suplementação e bem estar animal. Vacas que contam com bons alojamentos, água com boa qualidade, alimentação abundante, área de descanso, ar fresco e limpeza do ambiente, têm maior produtividade, mais qualidade do leite e também vida mais longa.
Os animais devem ser criados da forma mais natural possível, ter liberdade de movimento, conforto térmico, esses fatores contribuem para uma boa saúde e produto final de qualidade. No caso das fêmeas de bovinos elas atingem a maturidade sexual até os 08 meses de vida e emprenham até os 18 meses de vida, a gestação dura de 265 a 300 dias.
Alguns países consomem 50% do leite produzido da forma tradicional pasteurizada, semi desnatado ou desnatado, mas o leite pode ter valor agregado muito maior se for transformado em laticínios como queijo, manteiga, leite condensado, iogurte, leite em pó. O consumidor hoje, conta com produtos de vida útil bastante longa, podendo optar por laticínios produzidos de forma sustentável e consciente, sem conservantes artificiais agressivos ou corantes desnecessários, essa tendência está cada vez mais presente nesse mercado, que exige fábricas que trabalhem de forma honesta, consciente e transparente,
que favoreçam novas experiências sensoriais, variedade de sabores, texturas. Novas tendências e novas exigências precisam ser consideradas e analisadas constantemente pelas fábricas de laticínios, visando a fidelização de clientes, aumento dos lucros e manutenção de sua posição no mercado.

 

Contatos:

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato.